quinta-feira, 11 de junho de 2009

Você é ouro ou prata?

 

Num vídeo de make up de Kaká Moraes para a Avon, há uma introdução falando desses dois tipo de “fundo” da cor da pele.

De acordo com o vídeo, se quando você toma sol se bronzeia facilmente, sem ficar com a pele vermelha, mas sim com um bronzeado dourado, você é OURO. Neste caso sua pele, normalmente, puxa pro amarelo. As melhores cores de make para este tom de pele seriam marfim, marron, bege, dourado, terra, laranja, vermelho, etc.

Antiques_Gold_Coins

Se quando você toma sol, não bronzeia facilmente mas fica, sim, com a pele vermelha, você é PRATA. As melhores cores de make para este tom de pele seriam azul, prata, rosa, vinho, fúcsia, beringela e outros tons azulados.

dmc-258

Uma vez li que Duda Molinos, por sua vez, acredita que não existe essa limitação: para ele tudo depende do estilo da pessoa.

Eu não vou nem tanto ao céu, nem tanto à terra. Acho que existem muito mais nuances de cores do que apenas prata e ouro, acredito que existem, sobretudo, as peles NEUTRA, além, obviamente, da NEGRA. Além disso, existem certas cores que eu acho que não favorecem ninguém que não esteja mais na adolescência, como o azul claro. Não pela coisa anos 80, que até está na moda novamente, mas porque acho que não rola mesmo. Já o azul petróleo ou o preto azulado (principalmente se tiver brilho), ok, ficam realmente lindos.

Eu não fico bem, por exemplo, com aqueles batons rosa clarinhos, ou eles não aparecem ou clareiam os meus lábios, deixando aquela aparência pálida.

Quando falamos sobre cores de maquiagem, a meu ver, o que fala mais alto é o bom senso. Não acho legal meninas de 12, 15 anos se lambuzando de maquiagem, sobretudo base e corretivo, afinal, trata-se de uma fase em que a pele é perfeita, e não precisa disso. Além disso, devemos atentar para o fato de alguns tipos de produtos desencadearem acne, o que ninguém quer.

Quando estamos na fase que vai dos 18 aos 25 anos, quase tudo é permitido. É a fase da “facul”, so estágio, enfim, nada é sério demais. Depois disso, no entanto, é preciso pensar um pouco mais sobre o look adotado. Cores devem ser repensadas, pó debaixo dos olhos também, pelo risco de trazer o aspecto craquelado, bem como pode acontecer com certas sombras (como já comentei sobre o Artifact da MAC AQUI).

A pele madura é algo que ainda preciso estudar mais e trabalhar mais. Não domino, absolutamente, a arte de maquiá-la. O que tenho notado é que cores muito escuras não caem bem, pois pesam no look e muito brilho também não fica legal. Nessa fase da vida a make deve ser mais no sentido de valorizar as qualidades do que de corrigir (não há muito como corrigir rugas profundas, por exemplo, é preciso tomar cuidado para não pesar nessas áreas) e cuidadosa: muitas mulheres nessa faixa etária fazem uma make (com profissionais mesmo) e ficam horrendas. A make pode marcar as rugas, as linhas de expressão, não disfarçar alguns traços como pálpebras caídas. Então é preciso atentar para produtos e cores adequadas. Produtos muito pesados não costumam favorecer, por marcarem mais ainda as linhas, e cores chamativas também acabam deixando um aspecto caricato. O legal, mesmo, é a make discreta, chiquetosa. Essa é minha opinião, claro.

Claro que existe a questão da personalidade: existem pessoas com personalidade mais cheguei, outras com personalidade mais discreta, e cada um deve ser feliz ao estilo. Mas é claro que ter uma dose de bom senso e conhecimento sobre o tema, cai bem. 

Bjs millllllll!!!!!!!!!!!!!!

10 comentários:

  1. sou ouro hehehe nunca fico vermelha...

    mas tenho uma dúvida q cor é fúcsia?!

    ResponderExcluir
  2. Cris, eu sou prata, mas uso mais as cores da ouro hahaha

    Me acho medonha de azul, prata e tons azulados. Rosa fico mais ou menos, só se for discreto. Vinho, nunca tentei, mas deve ser lindo, né?


    Tbém não fico legal de batom rosa clarinho. Acho que vc tá falando daqueles tipo aquele da MAC que todo mundo ama, né?

    Ah, parei de usar pó debaixo dos olhos. Tava acentuando demais as linhas. Concordo com vc. Aliás, meio que parei de usar no rosto todo haha

    Bjssss

    ResponderExcluir
  3. Nossa Cris
    Eu concordo com vc, que o tal do azul claro não combina depois da juventude. Sem contar que engorda kkkkk Também não uso batom rosa claro, é um efeito estranho, fico mais amarelada e pálida com essa cor. Muito obrigda pelo selinho!!! Beijosss.

    ResponderExcluir
  4. Gostei dessa versão ouro e prata, mas concordo com o Kevin Aucoin quando diz no livro dele que o uso da maquiagem, além do bom sendo tem que fazer a pessoa se sentir feliz. Isso é o mais importante do que seguir os modimos ou a listinha de pode e não pode.

    bjs!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu também acredito que tudo depende do estilo da pessoa, e do look que ela estiver usando.

    Ótimo post.
    Bj

    ResponderExcluir
  6. Post super bem escrito e pensado, Cris! Uma delícia de ler!

    Se for pelo Kaka, sou PRATA com força rs. Mas também acho, como muitas aqui, que vai muito do estilo. Durante a semana tem o look classico, neutro, nude (por causa do trabalho). Já pro fim de semana, a gente tem mais é que sijogar, dependendo do lugar pra onde vamos rs.

    Achei bem importante você falar sobre a fase da adolescência. Tenho aluninhas de 11, 13 anos que carregaaaaaam na base, no blush... Nossa... não tem como você saber se o vermelhinho é aquela coisa linda de bochecha de menina, ou se é artificial. Não tem como saber se a pele da menina é mara porque ela tem 13 anos ou porque ela tem 1 cm de base no rosto... Fico triste por elas...

    Beijão, Cris!

    PS - vou ler o post anterior e pegar o meu selinho!

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, Lu! :o)

    Lu, tb acho o uó. Qdo eu tinha essa idade, as meninas não usavam essas coisas. Era brilho labial só, eu mesma, nem isso. Tinha uma ou outra q usava lápis de olho e a gente já usava o uó!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. aaa nao acho q as pessoas devem ser taxadas pelas cores.. mto menos nessa minima divisao de prata e ouro.. claro q pra quem nao tem noçao do q usar ajuda mto uma classificaçao, mas se vc souber usar as cores acredito q da pra ir mto alem e nao eh necessario uma tabelinha do q pode e nao pode pra vc saber q cor cai bem ou nao

    ;*

    ResponderExcluir
  9. Oiee linda, concordeei em tudoo que disse.
    minha pele é prata e realmente fico melhor com as cores indicadas, algo pro rosa, vermelho e até um azul escuroo ficaa perfeitoo
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Concordo com você, mesmo porque sou uma branquinha que fica vermelhinha, mas depois bronzeadinha, bem no meio termo. Estilo e bom senso realmente são as melhores medidas!

    ResponderExcluir