Pessoas, hoje, dia 09 de junho de 2009, passei por uma sessão de laser Pixel.
Esse laser atua em cicatrizes de acne, em linhas finas de expressão (há estímulo na produção de colágeno), poros abertos essas coisas. No meu caso, eu tinha umas marquinhas, quase nada, de acne nas laterais do rosto, de uma época em que tive uma disfunção hormonal uóooo.
Resolvi, então, fazer um diário dessa experiência para contar para vocês como foi e postarei só no final, quando vir se a coisa vai ficar legal ou não. Ok, que eu sou um ser que sente dor no cabeleireiro, na depilação, etc, mas vamos lá. Ah, sim, vale ressaltar que eu fui avisada de como ficaria, que ficaria ardendo, descamaria, mas que daria para trabalhar… na minha cabeça seria tipo um peeling, mas eu errei…
1º dia: Fiz hoje às 15h. Deitei numa maca, minha esteticista, Adriana (um beijo para ela, ela é muito fofa), limpou minha pele toda com um produto que parecia esfoliar um pouco. Então os olhos são tapados com umas plaquinhas e começa o trabalho, feito pela dermatologista Dra Lúcia Arruda (adoroooo).
Saca aquele aparelhinho de ligar fogão que você aperta e saí uma faisquinha, fazendo “tec tec”? É tipo aquilo. Em alguns poucos momentos, quando estava sendo aplicado próximo aos olhos, eu notava que era bem aquela faísca mesmo. A sensação é de choque, que dá para suportar. Porém, como nas áreas em que é preciso de mais atuação, o laser é passado umas duas ou três vezes, o ardor é grande. Acho que a sessão leva bem uma meia hora, talvez mais, que tristeza. O laser é passado no rosto todinho e, na região do bigode, debaixo dos olhos, canto do nariz e queixo a dor é o uóoo.
Quando acabou, meu rosto ficou ardendo. Foi aplicado um produto para dar uma suavizada na dor, e fui informada de que seria assim nas próximas duas ou três horas e que eu não deveria lavar, nem jogar água no rosto e nem aplicar cremes hoje, mas que amanhã poderia usar os produtos normalmente (menos Diacnéal) e, inclusive, base, mas que meu rosto ficará uózinho por uns 4, 5 dias dias, só ficando melhor mesmo daqui a 1 semana. pipipipipi
Saí e ok, mas num segundo aquele treco começou a arder que graaaçaas aaaa deussss eu tinha meu leque na bolsa (sim, aquele que gerou espanto na foto do que você leva na bolsa e até comentários de chacota, aháaaaa!!!! Ele é útilll). Então saí de lá de roupa de frio, aquele clima super suave e me abanando com o leque na rua. No carro. Em casa. Nas três horas seguintes foi o uó. O rosto parecia que tinha ficado com pontos (depois, quando vi o vídeo acima, vi que realmente são pontinhos). E ardia que parecia fogo, e parecia que suava, enfim. Daí deitei na cama porque não tinha condição…. fiquei naquela ardência nas 3 horas seguintes mesmo, daí dormi. Quando acordei o ardor estava menor, mas o meu rosto está vermelho, arroxeado nas partes em que mais se concentrou a aplicação, febril e inchada, ou seja, tô leandaaa!! Leandaaaa!!! Vou pensar se rola a coragem de ir tirando fotos, sabe? Porque o treco é feio.
Tomei um Tylenol antes de dormir, para ver se a febre diminui.
2º dia: Quando acordei o rosto ainda ardia, foi ruim de lavar e passar o filtro solar. Nem tive coragem de passar outros cremes… mesmo o filtro, o Minesol, é mais denso e foi ruim de espalhar, e tá dolorido. A pele parece que está grossa, beeem quadriculada, meio roxa, só que agora, com aspecto de sangue pisado nas áreas em que foi aplicado o laser mais vezes.
Ao longo do dia o ardor foi se reduzindo, mas a pele continuou grossa ao toque. A sensação que tenho é a de que a pele não vai trocar e vou ficar com essa pele horrenda forévis :o(((
À noite a febre no rosto estava praticamente zerada e dá para passar a mão do rosto sem sofrer (se você está me achando covarde à dor, você só pode ser a minha depiladora. Oi, Bel.).
Estranhamente o lado direito do meu rosto está inchado, perto do olho, não sei porque, mas espero que não seja nada de mais…
3º dia: Hoje o treco começou a descamar, sabe aquela descamação pequenininha e ingrata? Não aquela descamação leanda pós-sol, quando pedações inteiros de peles saem de uma vez (veja bem, isso é uma desgraça pra pele, tomar sol e descamar never, girl! Please! Mas que é mais limpinho que essas casquinhas pela casa toda, é!). E está descamando nas regiões mais finas, nariz, ao redor da boca, essas coisas.
O olho ainda tá inchado... Ok, confesso que com essa cara não tô a fim de fazer nada, uma coisa meio deprê, saca? Mas sonhando com um resultado leandooo.
Antes de dormir tomei um anti-inflamatório para ver se essa coisa desincha…
4º dia: Acordei com o rosto menos inchado. As regiões em que eu não tinha nada, estão bem descamadas, em cima dos lábios mesmo, já saiu tudo e está uma pele leanda e fininha, de bebê.
Já as laterais do rosto, região em que eu tinha um pouco de marca e o laser foi mais insistente, também começaram a descamar hoje, mas bem pouco. Das partes em que o laser foi mais suave, sai uma pele branquinha, das partes em que o laser foi mais insistente, sai uma pele mais escura, porque tinha ficado uma coisa que parecia sangue pisado, sabe, está tipo casca de ferida mesmo, mas fina. Desculpem, girls, mas tenho que ser detalhista e contar tudinho.
A parte perto do olho direito, que estava bem inchada, foi ficando menos inchada ao longo do dia, mas ainda tem um teco de inchaço. Mais um anti-inflamatório antes de dormir, para garantir.
5º dia: Nada de inchaço. bastante casca escura no rosto, coceira pela descamação.
6º dia: Idem ao 5º dia.
7º dia: Idem ao 5º dia, coceira diminuindo.
8º dia: Hoje já acordei quase sem as cascas escuras nas laterais do rosto. Existe uma quantidade média de pele em que a pele não está com casca grossa, mas não está lisinha, está como se tivesse uma redinha, trata-se de pele que ainda tem que cair.
Eu ia colocar fotos diárias, mas desisti, porque as pessoas para as quais mostrei, meio que se chocaram, então para evitar embaraços para mim e sustos alheios, vou omitir.
Meninas, por fim, cada sessão custa um tanto quanto caro, pro meu gosto, claro. Então, certifiquem-se se não existem outras opções e, pra quem tem um trampo que não é flexível, não faça se tiver que trabalhar num local que não seja em casa. Os primeiros 3 dias são ruins porque tem dor e desconforto, no 4º dia a coisa é feia mesmo. Nem corega de trabalho e nem cliente nenhum merece.
Vou aguardar mais uns 2 meses para dar um veredicto porque durante esse período a pele passa por uma melhora progressiva. Já pra quem tem marca de acne mesmo, não sei o que seria legal. Eu sei que até pro meu caso poderia ter feito algo mais forte, porém, como minha pele é amarelada (assim como a pele de descendentes de negros também) e existe o risco de quelóide a Dra. Lúcia, sempre consciente e responsável, optou por algo que tivesse menos riscos, porque é melhor ir aos poucos e aumentando do que fazer algo forte e ter que corrigir depois (deus me livre!).
Hoje é dia 17 de junho, faz 8 dias que fiz o laser. Não tem mais cascas escuras, mas em algumas regiões ainda está descamando.
Retornei hoje à Dra Lúcia Arruda que ficou muito satisfeita com o resultado. O laser foi aplicado numa intensidade um pouco maior na minha pele. Ela, que tem muita experiência, sabe dosar o quanto uma pele pode aguentar. Tô feliz porque ela me mostrou como melhorou e minha pele está visivelmente lisinha e macia. Rugas não tenho, mas para quem tem, pelo que vi de fotos, ajuda legal. Porém, as marcas não foram 100% embora, amenizou bastante, então fico pensando numa pessoa que tem marcas de verdade, deve ter que fazer muitas sessões (de 3 a 5). Ela me falou de fazer um laser mais forte, Pixel de CO2, este até pede anestesia, apenas nessas regiões de acne. Para isso devo voltar em setembro mais ou menos. Vou pensar se faço, se rola coragem.
É isso pessoas. Minha pele, como vocês podem ver em fotos e vídeos, era bonita, tanto que quando contei para as pessoas que fiz laser, muitas falaram “E você tinha alguma coisa no rosto?” (aí que eu lá, de carona inchada e dolorida até comecei a me arrepender hahaha). Mas quero encorajar vocês a consultarem sempre um dermatologista. Não adianta toda a make de maior qualidade do mundo se a tela, no caso o rosto, não estiver legal. Às vezes as pessoas têm espinhas, manchas, linhas de expressão e não procuram o dermato por receio, por medo de gastar muito, etc. Porém, vale a pena consultar porque o problema pode ser muito menor do que você imagina, pode ser facilmente resolvido e pode fazer com que você economize rios de dinheiro em corretivo e base extra cobertura, além, claro, de todos nós gostarmos de ter uma pele bonita. Mas olhem, o barato pode sair caro, cuidado. Ninguém precisa ir no que há de mais careiro, mas desconfiem de profissionais que cobram barato demais. No caso de qualquer procedimento, tente ver o valor médio do mercado e desconfie do que for muito barato. Desconfie de profissionais que prometem mundos e fundos, que prometem que uma cratera se transformará em seda num pequeno procedimento. Por sorte, nunca fui a profissionais que me prejudicaram, mas já fui em uns que nada resolveram. Dos males o menor.,mas o problema poderia ter começado a ser tratado antes de piorar mais, facilitando o processo. Procurem profissionais que sejam 100% de confiança.
Mais uma vez recomendo a Dra Lúcia Arruda para o povo que mora na região de São Paulo – Jundiaí – Campinas. Vale a pena. Ela já foi presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – regional de SP e é a chefe do serviço de dermatologia da PUC Campinas. Além disso, um amor de pessoa, super atenciosa, preocupada, responsável, responde a todas as nossas dúvidas com a maior dedicação. Sou fã!
Besos!
[PARA MAIS INFORMAÇÕES, COMO ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS, PREÇO DA SESSÃO, ETC, DEIXO O TELEFONE DA CLÍNICA ARRUDA, ONDE A DRA LÚCIA ARRUDA, MINHA DERMATOLOGISTA QUE FEZ O PROCEDIMENTO, ATENDE: (11) 4521-8834]
ATUALIZAÇÃO: Resolvi colocar fotos para vocês terem idéia de como a coisa evolui:
Antes da sessão (infelizmente não fui esperta de tirar foto imediatamente antes, então tive que pegar uma que tinha):

Fotos abaixo do dia seguinte à sessão até o 6º dia:

A última imagem é como ficou 1 semana depois, a pele ainda rosada porque as cascas tinham acabado de cair. Aí vocês podem avaliar o que dá para fazer ou não nesses dias pós-laser!
Espero, do fundo do coração, que isso ajude a quem está querendo saber um pouco mais sobre o Pixel!
Bjsss.