Olá pessoas!
Hoje fui ao Iguatemi de Campinas e, pela segunda vez, fui à loja da MAC que existe lá dentro.
Na primeira vez em que fui, a loja estava lotada e não tinha vendedores o suficiente. Resultado: nem me direcionaram a palavra, mas nem liguei, afinal, poucos vendedores pra loja lotada, não tem jeito. Isso comentei neste post AQUI.
Como não tem dado certo de eu ir na MAC de São Paulo, e eu queria muito esses produtos, hoje fui lá para comprar a base Studio Sculpt, o Strobe Liquid, um Blot, um pó MSF e a sombra em creme que a Vanessa Rozan me recomendou.
Entramos lá eu e a minha sobrinha – ela tinha levado 12 embalagens vazias para realizar o Back to MAC. Entramos, ficamos lá olhando as coisas, tinha dois vendedores, uma mulher e um homem, que reconheci, era o Beto de quem a Bruna comenta num post dela, e eu até comentei que ele tinha cara de fofo no blog dela. Ok. Eu nunca entro numa loja e vou falando que sou maquiadora profissional e/ou que tenho blog sobre o tema. Nunca. Gosto de ver como as pessoas são atendidas, aí, quando sou bem atendida, às vezes comento, mas é raro mesmo. Isso, em pesquisa de mercado, chama-se Mistery Shopper ou Cliente Misterioso – enviamos um pesquisador de campo para a loja para testar o atendimento e reportar ao cliente o que ocorreu, como é o atendimento, os problemas, o que fazer, enfim, que direcionamento tomar na estratégia de venda daquele estabelecimento. As pesquisas de mercado em geral custam muito, muito caro, e muitos blogs fazem isso de graça para as empresas, olha que maravilha!
Bem, entramos, olhei o mostruário de bases, não tinha cores semelhantes à minha pra provar, ficamos olhando batons, a loja VAZIA e os dois vendedores conversando, a vendedora mulher se maquiando. Eu já comecei a ficar fula porque, quando entro numa loja, mesmo que eu não queira a ajuda do vendedor, gosto de olhar na cara deles e cumprimentar, mas lá não nos olharam na cara. O papo estava muito interessante, né, pra que interromper com cliente? Depois de uns minutos o vendedor resolveu vir perguntar se precisávamos de algo, sem nenhuma simpatia, sem nenhuma empatia, sem nenhum esforço, e, do nada, saiu do nosso lado e voltou a conversar, quando virei pra perguntar algo, já estavam batendo papo de novo no fundo da loja. Quando sai ainda me despedi, pra confirmar a falta de educação, e ambos ignoraram. Enfim, foi uma DECEPÇÃO! O uó, o uó!
Eu fiquei sabendo que tem uma pessoa de dentro da MAC que andava sondando os blogs de beleza, lendo sobre as reclamações, porque eram muitas, e espero, honestamente, que leiam a este post também.
A MAC, pra mim, é uma das melhores marcas de make, sobretudo em termos de custo-benefício. Eu uso muito MAC no meu trabalho, e o que acontece é que as clientes sempre querem comprar alguma coisa que eu tenho – e compram meeeesmoooo. O que faço é recomendar sempre o Iguatemi de São Paulo, onde, até hoje, sempre fui bem atendida e elas também, mas também acabava recomendando a loja do Iguatemi de Campinas, pela proximidade. O que acontece é que de jeito nenhum recomendarei mais aquela loja, pelo contrário: não recomendarei, o que é pior.
Será que a MAC não tem como investir em treinamento de atendimento pros seus vendedores? Por que isso acontece no Brasil, e não nos outros países? Nunca vi isso acontecer na MAC em outros países, nunca.
E, pra completar, saio de lá e sou MEGA bem atendida no quiosque da Clinique. Precisa dizer mais alguma coisa?
MAC Iguatemi Campinas: super NÃO RECOMENDO.
Bjoca.
Ah Cris, manda esse comentário seu pro SAC da MAC. Sendo a marca que são, eles devem ter um. Eu sou da mesma opinião: se eu for mal atendida, não volto no lugar nunca e mais e não recomendo. Acho isso o fim! Pagar (e caro!) pra ser mal atendido não é comigo.
ResponderExcluirSuper certa Cris.
ResponderExcluirOlha, já fui muito mal trabata em loja, e s aio falando mal pra td mundo mesmo qd isso acontece.
Esses vendedores não pensam que sonos nós, consumidoras que pagamos o salário deles???
E as lojas em que sou bem tratada, eu volto nem que seja pra bater papo com as vendedoras.
Super certa em reclamar. Assino embaixo de tudo q vc disse.
Bjos!
Eu fico tentando entender o que passa na cabeça de vendedores da MAC, eles são estrelas e fazem um favor quando olham para as pessoas?
ResponderExcluirEu nunca entrei numa loja física, comprei sempre pela internet, mas começo a ficar com medo, porque sei muito como ajo quando sou mal atendida e tenho medo de me decepcionar com a marca (que tem coisas que amo) por causa de vendedor.
Infelizmente, pelo que leio pelos blogs, é excessão a regra vendedor simpatico em lojas MAC. Vira motivo de comentário qdo a pessoa é bem atendida.
Gente, o que é isto, PREconceito achando que brasileiro (a mesma nacionalidade dos vendedores) não tem grana para receber atenção devida, ou a perguntei que citei logo no inicio "o cara acha que porque vende MAC é estrela?"
Dois "acordas":
1) para a equipe de treinamento que com tantas reclamações ainda não corrigiu esta falha!
2) para o vendedor que não se toca que o cliente é a estrela na hora da negociação, seja ele mais pobre ou mais rico que o tal, é ele quem o sustenta.
Caberia mais coisas, como falta de inteligência, porque mulher bem atendida, compra cosmético caro e anda de carro velho, como citou uma vez a Re do MAKEUPalooza. Mas, nem vale mais a pena gastar tanto latim assim...
Beijos!
MAC de brasilia tbm acontece isso, não recomendo de jeito nenhum .. aqui em brasilia isso sempre acontece em todas as lojas, as pessoas por aqui são ignorantes ao extremoo .. mas lá eu nunca fui bem atendida, a ultima vez eu fui mo grosa com o vendedor tbm.. pedi na maior grosseria que ele me atendese para não ter que ir ate a gerente reclamar.. a mac é uma marca maravilhoosa, loja sempre vive cheia e colocam 3 vendedores no maximo, como que pode? isso é um absurdo --'
ResponderExcluireu prefiro comprar pela internet, pagar frete, esperara chegar do que ir na loja da MAC.
beijããõ adorei o post.
O engraçado é que tem outra blogueira que sempre compra nessa loja e recomenda a todos, diz que o atendimento é "SUPER ÓTIMO" e que adora a gerente e blá blá blá... Mas eu fico com a minha conclusão: Vendedor, de qualquer loja, faz atendimento pela cara do cliente... Se ele reconhece o cliente por ter comprado outras vezes ele só falta fexhar a loja só pra você.. Mas se n]ao fica tratando com desdém.
ResponderExcluirAhh, uma vez que viajei pra Sampa, fui na Oscar Freire e entrei na galeria Melissa, e lá uma moça me atendeu super mal, não olhou pra mim sequer... Ok, eu paguei o que havia escolhido e na saída fui até a vendedora e disse "Aprenda a atender melhor as pessoas porque aqui quem trabalha e precisa é você."
ResponderExcluirEu num gosto dessas coisas não sabe, não quis humilhar nem nada, mas faltou paciencia... Aí nessa hora que você se altera aparece sempre algum gerente, presidente... Todo mundo aparece pra "ajeitar"... Dá vontade de mandar todo mundo pra PQP.
Oi Cris, isso é uma pena!
ResponderExcluirEu nunca nem entrei numa loja, mas ja ando com medo se um dia for...
Prefiro mesmo comprar pelas meninas que vendem, e sao sempre super bacanas...
Eu nao sei porque esses vendedores ainda continuam tratando mal as clientes...Se um dia acontecer comigo, conto aqui e ainda mando a reclamação pro SAC...
bJSS
Gente isso já tá virando característica dos vendedores da MAC.
ResponderExcluirVocê conta nos dedos os relatos de pessoas que foram bem atendidas nas lojas da marca.
E a razão para isso acredito que seja o que a Carlinha citou, os vendedores acham que são as estrelas por estarem trabalhando para a marca.
Esse tipo de coisa tem que acabar, cliente compre ou não deve ser bem tratado sempre. Tb sou daquelas que voltam nas lojas muitas vezes pelo atendimento do que o produto em si.
Cris manda a sua reclamação para o SAC deles, quem sabe assim eles tomam alguma providência.
Bjs!!!
Cris, eu dou aula de inglês em franquia e, a princípio, parece que a Wizard não tem nada a ver com a MAC. MAs uma loja MAC também é franquia... e eu sei MUITO BEM como são os treinamentos de vendas de uma franquia: SEMPRE voltados para a total satisfação dos clientes. Também sei que as franquias recebem mistery shoppers de dentro da própria matriz. Já vi escolas terem de ser totalmente remodeladas por causa de uma venda desastrosa para o próprio responsável por treinamentos da franquia. Com certeza isso é comportamento padrão de franquia: avalisar os franqueados para que a marca não fique queimada no mercado.
ResponderExcluirEntão, por que será que a gente AINDA é mal atendido em algumas franquias da vida? Eu mesma, se fosse franqueada, faria questão de mistery shoppers - consultores ou familiares, tanto faz - pra saber se estou no caminho certo.
Tem McDonalds que atende super bem, tem outros em que o despreparo é incrível. Tem Bob's que atende super rápido, tem Bob's que já me fez esperar por um lanche MEIA HORA!!! E o pior, eu esperei! Não vou dizer que a culpa é nossa, dos consumidores... eles PRECISAM da gente.
Parece que, quanto mais esnobes e prepotentes parecermos, mais bem atendidos seremos. É essa a impressão que eu tenho na maioria das vezes.
Você sempre recomendou MAC pra gente, acredita na qualidade dos produtos e eu imagino a decepção que é pra você ter sido mal atendida por despreparados e arrogantes dessa forma.
=***
Que coisa uó heim??? Eu sou sempre bem atendida na MAC de BH. Todo mundo me conhece, compro lá desde que abriu em 2005... Mas é legal falar mesmo. Todos os comentários que vi sobre a MAC daqui foram elogios, ao contrários das outras. Não deve ser a toa que a gerente daqui virou supervisora e foi para o Rio. Agora me conta, vc sabe de algum curso bacana de make aqui em BH que me habilite a trabalhar com maquiagem? quero fazer como vc e largar as ciências sociais como profissão. Agradeço muuuito sua ajuda! bjk
ResponderExcluirOuço muitas blogueiras com cada história :(
ResponderExcluirNunca fui na MAC do Iguatemi de Campinas (minha prima foi e também não gostou.
No Natal, minha mãe me deu de presente cinco glosses da MAC (da coleção de Natal), comprou na própria loja aqui no Brasil (não fui com ela) no Shopping Paulista.
Ela gostou, mas nunca fui pra poder te dar certeza.
Essa do Iguatemi de São Paulo eu nunca fui, mas sou doida pra ir.
Espero que alguém da MAC leia esse post e faça alguma coisa!
Concordo com tudo que você disse.
E tem muitas MAC's por ai, que vejo as meninas falando, que os vendedores meio que julgam pela aparência. Muito chato isso que acontece no Brasil.
um beijo, fê :*
Meninas, mnão vão mesmo a essa loja, super não recomendo.
ResponderExcluirNão acho q eles julguem por aparência ou qualquer coisa do tipo, pq não vejo pessoas mal trajadas ou qualquer coisa por lá.
O q rola muito é q eles realmente juram q são estrelas por trabalhar por lá, ainda q apenas como vendedores.
Agora vc pega certas pessoas q super subiram na MAC e sabe q, desde vendedores, eram funcionários exemplares. Esses sim chegaram a algum lugar.
Acho q não precisa nem falar nada, né?
Cara, essas vendedoras da MAC são mesmo ridículas......Uma grande amiga minha é juíza, com 30 aninhos ,e ganha hoje em torno de 20.000......Ela resolveu há uns dois meses ver o que acontecia na loja MAC de Ipanema se ela fosse sem make e de sandália de dedo.....O que vocês imaginam que aconteceu????? Ela foi maltratada e ignorada......Ela saiu dali, comprou uma grana em produtos Chanel e Dior...e voltou na MAC , mostrou as compras , ( que ficaram em torno 2000reais-DOIS MIL ) , se apresentou como juíza.......e foi embora......Ela disse que sempre quis fazer isso.......
ResponderExcluirEntão isso acontece com todo mundo !!!!!!!!
Uma beijoca
Aurea- Niterói
Aurea, não acho q o problema da MAC seja roupa, pq eu nunca saí mal arrumada, e não acho q eu tenha cara de quem não pode pagar. Então eu acho q é sem noção, falta de preparo mesmo.
ResponderExcluirE mesmo q eu ou qualquer pessoa fosse de Havaianas, cliente é cliente, tem q ser bem tratado sempre. Aliás, pessoas muito mal vestidas e q falam errado entram em certas concessionparias e gastam um milhão em caminhão, por ex. Não interessa com se está lidando, é quem paga o salário do vendedor.
Então é falta de preparo mesmo.
Espero q a MAC comece a tomar atitudes cabíveis.
Eu concordo contigo.....por isso acho essas meninas da MAC ( e vendedoras de Make , em geral, com horosas exceções ) ,ridículas......
ResponderExcluirAh, o Beto é sempre uma graça ao atender as pessoas na MAC de Campinas, o q acontece é q mta gente chega lá com listinha pra anotar os códigos dos produtos pra comprar no exterior, e ficar perdendo tempo com estas pessoas não vale a pena. De repente foi só um mal-entendido. Repito, o Beto é uma graça com tdos! Bjão a tdas ;)
ResponderExcluirAlex, discordo 100% com vc.
ResponderExcluirEu não fui com lista, fui com dinheiro e precisava dos produtos. Mas não admito q quem vai para experimentar apenas, seja tratado com descaso. Eu já entrei em lojas caras de verdade pra conhecer, me deparei com Vendedores com V maisculo, saí com o cartão estourado e voltei outras vezes. A MAC vem sofrendo problemas recorrentes com o atendimento. É com muita decepção q redigi este post pq, até então, sempre tinha sido bem tratada na MAC em SP.
O atendimento do vendedor não deve ser condicionado ao q ele acha q o cliente comprará.
O vendedor deve se colocar no seu lugar, q é vendedor, não analista de clientes.
Oii, é a primeira vez que visito seu blog e adorei os assundos que são abordados..Estou apenas começando o meu blog, sobre moda e beleza, gostaría que desse uma passadinha lá para conferir, vou linkar o seu blog no meu, pode ser?Aguardo sua visita!
ResponderExcluirBeijinhos
http://www.changemycloset.blogspot.com
A grande verdade é que hoje de um modo geral as pessoas querem um emprego para falar que trabalham, mas não querem trabalhar eu sei de pessoas que entram em lojas para trabalhar ganham uma porcaria aguentam seis meses e depois começam a zoar faltando e tal só pra ser mandado embora e receberem o seguro desemprego em casa coçando, por isso eu sou a favor sim de fiscalizarem as lojas se mostrando como clientes mas na verdade são gerentes ou muitas vezes o pessoal do RH para se colocarem na posição do cliente, para analisar o atendimento do vendedor, hoje em dia as empresas buscam qualidade no atendimento por que são tantos os concorrentes que as pessoas que não são bem atendidas nem pensam duas vezes, saem das lojas sem comprar mesmo e gastam no concorrente.
ResponderExcluirPortanto o erro está em nós que não reclamamos diretamente com o SAC quando existe e assim alimentamos esses péssimos vendedores quando efetuamos a venda, o pior de tudo é que daqui há uns meses nem digo anos, todo mundo vai comprar pela internet porque vc pode entrar dez vezes no site, pesquisar, negociar, pode estar de chinelo ou salto alto que vai ser atendido do mesmo jeito, por isso eu digo quando for fazer alguma coisa faça bem feito, porque daquilo depende seu ganha pão, vendedores como estes com certeza são os primeiros a serem substituidos por máquinas que operam mil vezes melhor que eles.