quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Ainda sobre o atendimento da MAC Iguatemi Campinas – e uma reflexão que serve para todos os tipos de atendimento

 

Recebi e-mails de pessoas que falaram que foram mal tratadas em lojas da MAC.

Eu falo isso aqui com extrema V.A. e tristeza, porque todas sabem o quanto sou consumidora da marca, amo, indico, admiro. Se fosse pra eu ser vendedora de alguma marca, a MAC seria uma delas, porque eu poderia fazer a propaganda sem peso no coração, porque acho todas as maravilhas da marca que um vendedor deve passar em sua fala.

Eu não fui mal tratada na loja, o que houve, foi DESCASO, como se a loja vazia (ou não) não fosse ficar feliz com 1000 reais a mais de um cliente. Então o conteúdo deste post vai além do que me aconteceu.

Se algum vendedor tivesse feito algo lá como me perguntar se eu estava testando cores pra comprar na net, como foi comentado no Trendy Twins, aí sim eles iam conhecer o que é uma metade descendente de samurais (é sério, meus ancestrais eram samurais) e metade descendente da máfia italiana (isso é brincadeira) rodando a baiana bonitoooo. Isso lá ou em qualquer outro lugar.

Gente, olha só a questão - que pra mim é muito clara -, e o que vou falar agora não se refere à MAC somente, mas a toda e qualquer loja/prestadora de serviços.

Estou cansada de ver pessoas falarem que são mal tratadas nas lojas porque os vendedores pensam que a pessoa não vai comprar. Baseado em que chegam nisso? Na cara? Na roupa? No jeito de falar? E daí se eu ganho 1 salário mínimo, mas juntei 6 meses de salário pra entrar e torrar numa loja? O dinheiro não é o mesmo? E daí se eu prefiro comprar no exterior, mas quis comprar algo por aqui? E daí se eu entrei pra gastar 50 ou 1000 reais? Não é dinheiro? E daí se eu sou herdeira de milhões de reais, mas curto cumprimentar “reles” vendedor? Essa pessoa vale menos? O cliente tem que achar que é uma função menor ser vendedor ou que estão lá pra servir? Não, não acho. Meu pai fez a fortuna dele graças ao comércio, meu pai veio de baixo, eu respeito o bom vendedor, porque saber vender não é pra quem quer, é pra quem pode. O que tenho visto muita gente falar por aí é que a solução pra ser bem atendido nesses locais é chegar dando uma de arrogante, colocando vendedora pra baixo, o que acho uma pena.

E vejo também pessoas falando que queriam ir numa MAC comprar algo (está também nos comments do post do Trendy Twins), mas tem vergonha!!! Hellowwwwww!!! Como podeeee uma marca fazer cliente ter vergonha de entrar pra não ser mal tratada????

Teve um rapaz chamado Alex que nunca comentou aqui e cujo blog é travado, então não pude responder lá, que disse que

Alex disse...

Ah, o Beto é sempre uma graça ao atender as pessoas na MAC de Campinas, o q acontece é q mta gente chega lá com listinha pra anotar os códigos dos produtos pra comprar no exterior, e ficar perdendo tempo com estas pessoas não vale a pena. De repente foi só um mal-entendido. Repito, o Beto é uma graça com tdos! Bjão a tdas ;)

4 de fevereiro de 2010 14:22

Eu acho essa concepção 100% errada, sabe por que? Por que não é da alçada do vendedor achar isso ou aquilo do cliente. Por que a pessoa pode entrar pra olhar e sair com vários produtos, eu mesma já entrei em lojas que praticam preços mil vezes maiores que a MAC, em diversos segmentos, só pra conhecer mas, fui atendida por Vendedores com V maiúsculo e saí de lá com meu cartão estourado. E voltei de novo, e de novo, e volto até hoje. Não se esqueça nunca de que mil clientes bem atendidos podem não comentar nunca com ninguém, mas um cliente mal atendido espalha a informação que nem praga.

O que me aconteceu não é 1/3 perto do que escuto por aí. Foi descaso e falta de educação, agora tem histórias de grosseria também, como a que citei acima.

O vendedor deve se colocar no seu lugar de vendedor, ele não é analista de clientes.

Como todo o mundo tá careca de saber, passei anos ajudando gigantes multinacionais, líderes em seus setores, a, dentre outras coisas, deixar o cliente satisfeito, acho que tenho um pouquinho de conhecimento pra falar sobre atendimento-bem estar do cliente. E esse, aliás, é o ponto principal de qualquer loja/prestadora de seviços/fábrica, etc, etc, etc, porque o que interessa, no fim, é sempre satisfazer o consumidor, o target, o público alvo, que é quem mantém aquele negócio.

O mau atendimento existe e sempre existirá. Porém, ao contrário do que algumas pessoas pensam, o consumidor é que tem o poder,  e cabe a ele decidir se continuará a comprar onde não é atendido como merece ou se simplesmente nunca mais colocará o pé naquele lugar. Eu faço parte do 2º time. Sempre.

É isso.

Bjoca.

18 comentários:

  1. Acho que vc tem toda razão, como disse um cliente insatisfeito vale por 1000.

    No caso, estou tendo problemas com a Consul, e por mais que tenha que ligar um milhão de vezes para o 0800 vou bater o pé até resolver.

    Falta de respeito né.

    Agora eu sou uma que tenho pavor de entrar em certas lojas, só pela cara de esnobe que os vendedores olham.

    Detesto.

    ResponderExcluir
  2. Grazi, já reclamou no Reclame Aqui? Costuma resolver. Só assim, reclamando em meios q tem visibilidade pra algumas empresas solucionarem o problema.

    Segue o link: http://belezapurablog.blogspot.com/2009/08/site-para-reclamacoes.html

    ResponderExcluir
  3. Realmente eu acho essa coisa de vendedor "escolher" cliente um absurdo!! Elas esquecem que dependem dos clientes p/ loja ficar aberta... Mas graças a Deus não é em toda loja MAC ñ... na do RJ no Barra Shopping as meninas são suuuuper simpaticas... o atendimento só demora um pouquinho porque geralmente só tem uma vendedora e elas atendem qualquer pessoa (qualquer mesmo, a primeira vez q eu fui eu tava de chinelão, calça e blusinha simples e não comprei nada mas mesmo assim fui super bem atendida)...

    ResponderExcluir
  4. Patricia, adorei saber q o MAC Barra Shopping está fazendo um trabalho legal!

    Muito obrigada pelo comentário! :o)

    Bjoca.

    ResponderExcluir
  5. Na minha cidade tem uma loja MAC no shopping Patio Savassi, embora seja facil pra mim ir ate la nunca fui por medo de não comprar nada no dia e ser mal atendida mesmo... depois que li seu post parei pra pensar, como isso é ridículo, nos estamos ali é pra conhecer a marca mesmo, não somos obrigados a dar satisfação pra vendedor nenhum, e sabe do mais? achei otima essa ideia de ir na loja testar e anotar os codigos! qndo for lá, vou fazer isso, problemas! A MAC deveria avaliar a qualidade dos vendedores brasileiros pq ta perdendo cliente atoa, as clientes do nosso país endoidam com a marca e compram mesmo igual água.. bobos são eles! nós não perdemos NADA com isso =) continuemos a entrar, comprar ou não se não quisermos, afinal as lojas só estão lá pq nós consumidoras existimos! ;) Beijo e parabéns pelo post.. amoo posts assim! hahah

    ResponderExcluir
  6. Arrasou Cris! Sabe que logo que a MAC veio para o Brasil eu sentia uma certa intimidação em entrar lá...só fui perder isso quando visitei lojas no exterior e me sentia MUITO mais a vontade nelas. Hoje em dia tô cagando pra isso, entro na loja mesmo. E só pra constar, normalmente eu compro no quiosque do Shopping Anália Franco e sempre fui bem atendida lá...mas confesso que sou melhor atendida hoje em dia que os vendedores já me conhecem do que no começo (não que tenham me atendido mal). Nem sempre eu compro, às vezes só passo pra olhar (adoro) e eles sempre vem me mostrar as novidades, coleções novas, mesmo sabendo que de 20 vezes que vou lá em 1 eu compro de fato alguma coisa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. "O vendedor deve se colocar no seu lugar de vendedor, ele não é analista de clientes. "

    Assino embaixo e acrescento: eles tem bolas de cristal pra "achar" que os clientes vão só olhar produtos e não vão comprar?

    E pro Alex: com todo o respeito, eu discordo do seu argumento, porque parece querer justificar o erro dos vendedores. Não interessa... tá trabalhando de vendedor, então é pra vender. Ou tentar vender. Ou passar as todas as informações sobre o produto que representa.

    =]

    ResponderExcluir
  8. Amiga, é o que eu já disse no outro post, manda email ou liga pro SAC ou ouvidoria deles. Até a ouvidoria do Extra retorna, por que a deles, que é uma marca tão cara e cheia de frescuras, não retornaria? Eu costumo dizer que sou a rainha dos SAC´s. Eu não deixo nada barato! No meu trabalho eu sou cobrada para dar o meu melhor, então por que tenho que suportar esse tipo de comportamento?
    Você comentou que não foi mal atendida, mas que foi um descaso. Isso para mim é a mesma coisa. Lojas, ou qualquer outro tipo de serviço, com esse nivel de atendimento, tem que sofrer no bolso com perda de clientes.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi, Cris! Fiquei chateada com o post sobre o atendimento da MAC de Campinas, porque sempre fui muito, muito bem atendida por todos eles, desde o dia da inauguração, sobretudo pelo Beto, que conquistou todas as consumidoras de maquiagem da minha família. Obviamente não digo isso para tentar convencer-lhe sobre minha opinião e nem descreditar a sua, mas somente para expor, com todo o respeito, uma realidade diferente e, com os dois lados, possibilitar que outras pessoas tirem suas conclusões. Como cliente daquela loja em específico, digo que, quando está vazia, eles não têm o hábito de cercar as clientes, mas de deixá-las a vontade, conforme sempre fazem comigo, inclusive. Talvez por alguma razão você tenha interpretado como descaso, ou realmente se sentido mal com a situação, mas repito, só vim expor um outro lado sobre o atendimento dos meninos de lá, de que gosto muito. De repente pode até haver uma nova oportunidade e você passar a gostar do atendimento deles, quem sabe? Espero que não me interprete mal. Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Cris, realmente, nós q conhecemos um pouco sobre atendimento de cliente, somos exigentes mesmo. Espero q a MAC esteja tomando providências.
    Bjs.

    Oi, Fernanda.
    Minha mensagem está bem clara nos dois posts. Convido vc a lê-los (ou relê-los) para entender melhor.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Cris. Eu já li, reli e, como disse, respeito; jamais virei invadir seu espaço para lhe convencer do contrário. Só vim mesmo expor minha opinião e um outro lado da moeda. Beijo!

    ResponderExcluir
  12. cris falou tudoooo!! está certissima!!!

    ResponderExcluir
  13. CRIS EU CONCORDO COM VC!ALIÁS TEVE UMA VEZ Q FUI A UMA LOJA NO SHOPPING COMPRAR ROUPAS E A MULHER DA LOJA SÓ ME OLHOU DE LONGE,JÁ UMA OUTRA VEZ FUI BEM ARRUMADA E FUI SUPER BEM ATENDIDA,SÓ FALTOU LAMBER MEUS PÉS.EU ACHO Q Ñ IMPORTA OS SEU TRAJES OU SUA RAÇA,O FREGUES ENTROU NA LOJA TEM Q SER BEM ATENDIDO, E MESMO Q Ñ COMPRE NADA, VALE SEMPRE O VOLTE SEMPRE COM UM SORRISO.PROBLEMAS E FOFOCAS A GENTE DEIXA PR OUTRA HORA , ISSO Ñ COMBINA COM TRABALHO É FALTA DE PROFISSIONALISMO! BJOS!

    ResponderExcluir
  14. Olá! Muito legal seu blog, muito bem feito e escrito, já estou seguindo com certeza! Parabéns e muito sucesso! Estarei sempre por aqui!
    O atendimento na MAC daqui do Japão não é lá muito bom não! Daria uma nota 5 ou menos até! Em compensação a Shu Uemura é show de bola!
    Tenho um blog sobre cosméticos e maquiagens, quando puder dá uma passadinha por lá!

    http://clubedanecessaire.blogspot.com/

    Um beijo
    Amanda
    Clube da Nécessaire

    ResponderExcluir
  15. Concordo 100%...acho que se as pessoas estão trabalhando como vendedoras, é porque precisam daquele salário, então não vejo lógica em nós consumidores ficarmos com medo/vergonha de entrar em lojas, eu não tenho medo, mas se sou mal atendida, já me desanimo e não compro nada...

    ResponderExcluir
  16. Concordo 100%...acho que se as pessoas estão trabalhando como vendedoras, é porque precisam daquele salário, então não vejo lógica em nós consumidores ficarmos com medo/vergonha de entrar em lojas, eu não tenho medo, mas se sou mal atendida, já me desanimo e não compro nada...

    ResponderExcluir
  17. Oi Amanda!
    Muito obrigada pelo bem escrito, coisa boa de ser cientista política! rsrsrs.

    Mau atendimento é uó mesmo.
    Meu deus, ter um universo de Shu Uemura à vontade, q maravilha!!!

    Bjs mil!

    ResponderExcluir
  18. Olá Cris. Concordo com você que todos devem ser bem tratados. Como advogada, sei bem os direitos do consumidor. Mas me sinto obrigada a mostrar, assim como a Fernanda disse acima, o outro lado. Sempre fui muito, mas muitíssimo bem tratada na MAC Campinas. Assim como em todas as MACs que entrei no Brasil ou fora. Por vezes comprei muito, mas muitas vezes entrei e não comprei nada. Em especial o BETO, sempre me tratou com a maior delicadeza, simpatia e muito carinho. Sempre disposto. Aliás, hoje mesmo ele "desceu" uma saco de blush que não estavam disponíveis somente para me mostrar uma cor de blush que eu cismei em querer ver. Veja, não havia o produto, mas mesmo assim ele muito disposto, claro que só para me agradar foi solícito ao meu pedido "mala".
    Infelizmente, mau entendidos acontecem. E é óbvio, nem sempre estamos nos nossos melhores dias... Tenho certeza que o Beto não teve a menor intenção em lhe atender com descaso. Ele é muito atencioso, assim como todos na loja de Campinas.
    Abraço.
    Parabéns pelo blog.

    Juliana Figliolia

    ResponderExcluir