Já começo este post dizendo que, em termos de maquiagem, não existe o certo e o errado. Pode existir o que está mais na moda e o que caiu mais em desuso, o que torna a aplicação do produto mais fácil para um e não necessariamente pro outro, etc, etc, etc.
Já vi pessoas falando que se deve usar o corretivo no tom da pele, ou um tom abaixo, e por aí vai; que a base deve ser da cor exata do rosto, da cor do corpo para igualar rosto e corpo e por aí vai… E, muitas vezes, quando você vai ver, ambas as makes, feitas com ambas as concepções, fica bem feita no final.
O que quero dizer é que maquiagem não é uma ciência exata (e mesmo nas exatas existe mais de uma forma de solucionar uma determinada equação, levando sempre ao resultado correto, no caso da make, ao resultado harmônico) e não pode ser tratada em termos de “isso é certo, aquilo é errado”; “isso pode, aquilo não pode”, e coisas assim. A maquiagem é uma arte, o maquiador é um artista. Mais que isso, a maquiagem é uma arte visual, logo, ela deve ser visualmente agradável. Porém, o que é agradável para um não é para o outro.
Eu gosto de usar a base depois o corretivo mas, no curso de make, por exemplo, o Alexandre Krizek gosta de passar o corretivo e depois a base. Fiz isso o tempo todo lá, até mesmo para ser mais capaz de fazê-lo sem arrastar corretivo e tudo o mais, e as diversas peles que fiz por lá, dessa maneira, ficaram 10, tanto quanto as que faço passando base e depois corretivo, que são todas as que venho apresentando aqui no blog, nos looks feitos em mim e nos outros.
O legal também em make, é ver que existem artistas muito versáteis, mas cada um tem sua técnica, seu estilo. Isso é muito legal de se notar, tanto quando você vê makes de moda, quanto quando você vai contratar um profissional para fazer sua make. É importante ver que estilo está mais próximo do que você gosta porque, por mais que você tenha a liberdade de escolher cor de sombra, de blush, de batom, formato de sombra, etc, a assinatura do profissional sempre estará no seu rosto.
Também existe aquela coisa da Colorimetria, de qual cor cai bem em que tonalidade de pele, por exemplo. Daí, na prática, notamos que as peles têm uma variedade muito grande de tons, que as pessoas têm personalidades totalmente diferentes e coisas que não ficariam bem, na teoria, para a pessoa x, acaba ficando um ahazo pela personalidade, estilo e postura dela. Lembrando daquele termo “Fulana ‘segura’ aquela make”. Tem coisa que tem que segurar, como uma make mais dramática, com cores mais gritantes, e tudo o mais.
O que eu queria com este post era falar para vocês que não se prendam a “certos” e “errados”, a “podes” e “não podes”. Cada maquiador faz de um jeito, cada pessoa tem uma maneira de fazer a make que mais lhe agrada e por aí vai. Até um mesmo maquiador pode fazer uma coisa num certo momento e outra num outro.
A maravilha da maquiagem é a possibilidade de apagá-la. Fez algo que quis e não ficou legal, na sua concepção? Lava o rosto e tira. Quer aprender a fazer certa coisa e não consegue? Treine até conseguir.
Bjs mil.
Ficarei muito feliz se vc puder visitar meu blog:
ResponderExcluirhttp://novidadesavonmaira.blogspot.com
Gostei do texto. Eu nunca liguei muito para a colorimetria, eu uso o que acho que ficou bom e notei que tem algumas cores que realmente me valorizam mais, mas isso eu vi na prática.
ResponderExcluirMuuuuuuuuuito bom o post.
ResponderExcluirAdorei o texto e o tema.
É com segurança que sabemos o que ficará bem na gente ou não. A segurança vem com a prática.
Beijinhos!
PS: eu também me sinto melhor passando o corretivo depois, se passo antes parece que ele sai junto com a base! :P
Cris,
ResponderExcluirMuito dyghno seu post, ahazou! Tudo bem que eu tenho uma terrível mania de simetria e sobriedade, mas vou quebrar isso, se Deus quiser, com um batonzão vermelho à la Marilyn Monroe hehehe. Mas eu concordo com você sobre a liberdade de escolha da make, afinal, vivemos numa democracia!
Beyjokha flor,
Amygha Cris
Adorei, e concordo com você plenamente...
ResponderExcluirTambém tenho um blog sobre make e se puder passar lá www.maquiagememara.blogspot.com, obrigada.
Concordo plenamentecom você. Não acho que exista um "certo" ou "errado" em termos de maquiagem, e sim aquilo que combina mais com você e te faz sentir bem. Por exemplo, aquilo que você gosta e se acha incrível usando não necessariamente terá o mesmo efeito sobre mim e vice-versa. E isso que é legal, nunca ficaremos na mesmisse e cada um pode ser individual na hora de se maquiar! =)
ResponderExcluir=*
Tania
concordo em td... hehehe
ResponderExcluirbjs
Oi!
ResponderExcluirGostei do post!
Tudo é uma questão de bom senso! E adaptação!
Beijos mil!!
Si