sexta-feira, 24 de julho de 2009

Com a palavra, Beto França

beto_frança

beto_frança_1

Pessoal, querendo encontrar respostas o mais consistentes possível para a questão do curso de maquiagem profissionalizante e a carreira de maquiador, entrei em contato com o Beto França. Isso mesmo. Um dos principais MUA do Brasil na atualidade, cheio de cursos no exterior, ex professor do Senac, que também passou pela Catharine Hill e pela Avon, além de ter trabalhado em filmes, teatro e TV, Beto foi de uma simpatia incrível, passando um pouco do seu conhecimento para nós. E, como todas nós já estamos carecas de saber, os gurus de verdade, os top mesmo são pessoas mega simples, humildes e generosas, que compartilham o que sabem, sempre.

Beto, além disso tudo, foi professor de outra profissional que admiramos muito, a Vanessa Rozan. Vanessa fala dele com muito carinho e conta que entrou na MAC através da benção de Beto, de quem ela se tornou assistente através das aulas no Senac (ela estudou no Senac e foi aluna do Beto). Conta ela que, um dia, visitando a loja da MAC do Shopping Iguatemi, Beto a apresentou para o gerente e, quando ela viu, já estava lá dentro. Essa entrevista da Vanessa completa você pode conferir no Sweetest Person da Paula.

Beto foi super gentil e atencioso, respondendo com um e-mail super detalhado, então vou resumir aqui a idéia central que Beto me passou.

Para Beto, quando pensamos num curso profissionalizante, “A palavra é cuidado, cautela e pensamento investidor”, e isso deve ser totalmente levado em conta quando vindo de um profissional que há 18 anos se dedica à matéria, estudando e aperfeiçoando-se sempre, no Brasil e exterior. De acordo com o top, cursos de curta duração não são os mais ideais, pois há muita técnica para se aprender e isso somente é possível em cursos com carga horária mais ampla. Beto recomenda os cursos do Senac, onde ele aprendeu muito e lecionou por um bom tempo. Então é isso, antes de saírem que nem doidas procurando a unidade Senac em que ele dá aula, para se matricular correndinho no curso, é bom saber que Beto não dá mais aula no Senac. Achei, realmente, uma pena. No entanto, ele não nos desamparou e indicou alguns profissionais que ele gosta bastante: o Hélio Sassaki do Senac Lapa, Guerina do Senac Vila Prudente e Itaquera e Ana Paula da Payot. Estes foram alguns dos profissionais citados por ele.

“Maquiagem é estudo, é teoria sim, é muita prática, e estudo aprofundado, e conhecer áreas afins, e reconhecer produtos cosméticos, formas de aplicação, tecnologia, etc. É muto estudo !”

Beto ainda nos chama a atenção para o fato de, no Brasil, ainda faltar muito caminho para uma profissionalização mais concreta nessa área, como ocorre, por exemplo, nos Estados Unidos. O lado positivo disso, a meu ver, é que acaba havendo espaço para que está a fim de crescer e levar a coisa a sério. Há espaço para se trabalhar a coisa quando se é realmente profissional e gabaritado.

No que se refere à profissão de maquiador, Beto fala tudo aquilo que sempre ouvimos dizer do mundo fashion e sabemos que é 100% verdade: muitos podem achar que se trata de uma vida de puro glamour, mas não:

“Quem tá de for acha que tudo é glamour. Grande erro, É muita ralação, isso sim. Acordar de madrugada, Dormir muito tarde (as vezes não dormir mesmo), Aguentar Chuva, Sol, Vento.

Maquiagem que quebra, maquiagem que some. Lanchinho de metro (no dia que vc tá com mais fome). Comida de boteco. eheheheheheheh.

Mas tem suas vantagens também. Fotógrafos maravilhosos. Produtores incríveis, modelos maravilhosas, Diretores de arte, de cinema, de TV, de teatro, que te ensinam muuuuuuuito.

Lugares incríveis para conhecer, para ver, para sentir.

Estar cada dia em um lugar, com pessoas totalmente diferentes.

Oportunidades de sair de sua cidade, de seu País.

Só falta mesmo aquele respeito que eu pude provar nos EUA, onde vc chega e diz ser um make-up artist, e as portas se abrem, como se vc fosse a principal estrela da produção.

É muito legal.

Se é isso que a pessoa deseja. Tá na profissão certa.

E como diria Fernanda Montenegro "99% de suor e 1 % de Talento, assim se faz um artista".

Precisa falar mais alguma coisa? Beto ahaza.

Muito obrigada Beto, pela simpatia, generosidade e atenção comigo e as leitoras do Beleza Pura! :o)

E cada vez mais sorte e sucesso nesse caminho brilhante que você vem trilhando.

Bj enorme!

8 comentários:

  1. Cris!

    Tantas meninas feras participando do concurso, olhei lá nos comentários do post sobre a chamada para o prazo final do concurso... Quem sabe eu participo num próximo?

    Adorei o post sobre o Beto. Super bem escrito (pra variar), super "direto-ao-ponto", uma delícia de ler! E de aprender também!

    Beijos, Cris!

    ResponderExcluir
  2. Muuuito interessante a matéria que vc fez Cris.. realmente, é muita ralação..

    Você chegou a ver os valores do curso do Senac?

    bjos, Pop

    ResponderExcluir
  3. QUe bacana, Cris.

    Hahaha, lanchinho de metro...rs
    Tadinho.

    Mas pelo menos ele fica maquiando os outros o dia todo. Eu acho bem bacana.
    Pena que é competitivo e, como ele falou, um mercado que ainda precisa crescer, senão eu adoraria tentar essa vida.
    Vou lá ver a entrevista no blog.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ai, que vontade de falar mais do que devia ahahhahahaha abafa

    Bom, uma coisa que ele disse é fato é um trabalho super suado, a gente tem que carregar mil coisas de um lado pro outro, pegar chuva sim, comer lanche de metro quando não te dão micro canapés sem gosto pra passar o dia hahahahaha e butecos inclusos, mas pra quem gosta, não vemos mesmo isso passar tem muita coisa que paga tudo isso, conhecer gente fantástica, comer doce do cenário com as modelos, e cousas divertidas do tipo ahahahhahaha

    ResponderExcluir
  5. Achei era o Beto seu primo hahahahahaha

    ResponderExcluir
  6. Muito legal a entrevista, Cris!
    Ainda chego lá.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Que legal essa entrevista, um fofo ele!

    ResponderExcluir